Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014

Objetivo


Este texto de abertura do blog cultura em SI começa investigando o conceito etimológico da palavra cultura, que vem do latim cultura-ae, cognato do verbo colo-colui-cultum-colére que, por ser usado com diversos significados, formou uma grande família de palavras. Alguns sentidos de colére são: encontrar-se habitualmente cultivar, morar em, cuidar de, adornar, preparar, proteger, ocupar-se de, realizar, cumprir, praticar, honrar, venerar, respeitar.

Cultura e culto são termos procedentes da mesma raíz. São cognatos, portanto. E significa acervo de conhecimentos advindos da experiência de vida, do cotidiano, a cultura caracteriza os integrantes da mesma Nação quanto à maneira de viver, quanto ao modo de formar e de conceituar o corpo de valores e de costumes que lhes são próprios.
Pois bem, depois de ver a evolução diacrônica deste vocábulo, eu paro um pouco o helicóptero dos meus pensamentos para averiguar a riqueza cultural de minha querida Santa Inês, que se aproxima dos 50 anos, e nos enche de orgulho pela qualidade da sua história cultural.
Uma cidade que viu o Ezequias Gomes pintar mais cores que um arco-íris, capaz de amar incondicionalmente o Raimundo Soldado, de amanhecer ao som das serestas memoráveis do Zé Maria Viana e de escrever algumas páginas com Antonio José merece realmente ser divulgada.
A intenção deste blog é divulgar grandes nomes que ajudaram a construir o nosso patrimônio cultural. De tal forma, que possamos reconhecer nestes seres alados as suas virtudes criadoras. Estarei sempre postando textos, imagens, vídeos sobre a nossa Ponta da Linha.

Faço isso, porque sei que a cultura é uma necessidade imprescindível para as nossas vidas!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário