Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2015

Biografia de Gleiber Paz


Gleiber Paz, um Escritor de Formação Holística

Gleiber Gomes Paz nasceu em 22 de Abril de 1972, em Santa Inês. Filho de José Ribeiro Paz (que foi vereador de por dois mandatos em nossa cidade) e Noeme Gomes Paz, uma mulher carregada de ensinamentos, capaz de conduzir os filhos para o bem. Estudou o ensino fundamental e médio na Escola Professor Pedro Neiva de Santana (Comercial), onde se destacou como aluno e como líder estudantil, sendo um dos responsáveis pela formação de vários grêmios estudantis da cidade e um dos fundadores da União dos Estudantes de Santa Inês. Foi também um dos pioneiros e fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT) da nossa região, destacando-se na luta política, porque tem uma formação marxista invejável. Ocupa hoje ocupa o cargo de secretário da executiva municipal.
 Cursou Geografia na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), foi o primeiro colocado no primeiro vestibular de pedagogia do CESSIN/UEMA. Foi um dos articuladores e pesquisadores da definição da atual formação da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru (Projeto SOS Itapecuru) desenvolvido pela UFMA, mostrando sempre grande preocupação com os problemas ambientais do planeta.
 Professor do ensino fundamental e Médio nas escolas Joao Alípio, Atuação, Horas Alegres, Centro de Ensino Senador José Sarney, Curso Intensivo do Maranhão - CIMA e Anglo, além de lecionar em vários cursos preparatórios para vestibulares do estado. Trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Funcionário do Banco do Brasil, exerceu durante cinco anos a presidência da Associação atlética Banco do Brasil (AABB), durante o mesmo período exerceu o cargo de coordenador microrregional das Aabbs no Maranhão. Atualmente é aluno do curso de Direito na UEMA EM Bacabal, iniciando o nono período.


Sem dúvida nenhuma, é um homem com formação holística, conhecedor de muitas ciências, e com uma formação cultural indiscutível. Leitor de formação invejável, e excelente escritor de textos, altamente críticos. Busca nos seus escritos o aforismo de Guimarães Rosa: escrever é renascer. Que você renasça sempre, Gleiber Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário