Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Biografia de Carlos Denilson


Carlos Denílson: Um Poeta Neobarroco Emocionante

Carlos Denilson Tomé Cunha, poeta, contista, cronista, romancista, compositor e membro da Academia de Letras de Santa Inês/MA – ALSI, ocupante da cadeira de nº 23, natural de Santa Inês, cidade Santa Inês do Vale do Pindaré, o caçula da família, filho de Bernardino Vinhorth Campos e Luiza Tomé Cunha.
Na adolescência, o jovem poeta demonstrava interesse pelos livros de literatura, principalmente pela de cordel, a qual o impulsionou a escrever seu primeiro livro em cordel "Vida e Morte do Cutia", com grande repercussão na feira do livro promovida pela Companhia Vale Rio Doce – CVRD, em Santa Inês no ano de 1994. E, no ano seguinte ganha seu primeiro concurso de poesias – "Concurso de Literatura da Pastoral da juventude" – com o poema "Antítese".
Em novembro de 1995 em um novo desafio, muda-se para Viana, cidade dos Lagos, na Baixada Maranhense e começa a desenvolver um trabalho como representante comercial, mas sem deixar morrer o que lhe corria nas veias e na alma: a poesia!
Então, em 1996 veio a consagração maior do menino vate no Festival de Poesia promovido pela Secretaria do Estado de Cultura do Maranhão- SECMA. Foi apontado como um dos três melhores poetas na categoria “Novos Talentos da Poesia do Maranhão”, com o poema "Plantador de Palavras". Seu trabalho foi publicado na antologia poética SAFRA 90, divulgada a nível nacional. Além de inúmeros prêmios em concursos promovidos pelas secretarias de Cultura do Maranhão.
O poeta Carlos Denilson pelo seu brilhante desenvolvimento intelectual foi citado como uma das grandes revelações culturais pela revista "Leia Hoje" que, reuniu as personalidades do século do maranhão no ano de 2000. E não parou por aí, em Viana forma parceria com o cantor e compositor vianense Toninho Rabelo, e em 2002 lançam o CD “Perfil”, cantando as belezas vianenses e naturais.
Em janeiro de 2003 inicia-se em mais um desafio, estreia na Rádio Comunitária Sacoã FM com o programa “Um Toque de Amor”. Em 2004, promove o primeiro “Concurso de Poesias Cidade dos Lagos”, na cidade de Viana”, com o intuito de revelar novos talentos da cultura vianense.
Em 2005 em sessão honrosa pela Câmara Municipal de Viana recebeu o título de cidadão vianense. Em junho de 2007 foi convidado de honra para participar das comemorações dos 750 anos de Viana Do Castelo em Portugal realizando inúmeros recitais na cidade europeia.

Atualmente continua escrevendo poesias e emocionando o público em recitais aonde quer que seja convidado.

Um comentário: