Páginas

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Biografia de Luís Henrique Sousa Costa


Luís Henrique: Um poeta desbravador de solidões

Luís Henrique Sousa Costa, nasceu em Santa Inês, Estado do Maranhão, no dia 30 de maio de 1966. Estudou na Unidade Escolar Estado de Pernambuco, hoje Complexo Estadual Estado de Pernambuco, onde desde as primeiras séries do Ensino Fundamental tinha verdadeira fascinação por escrever, suas redações eram sempre cuidadosamente elaboradas. Filho de Alcides Costa e Tereza de Jesus Sousa Costa, o poeta Luis Henrique tem cinco irmãos entre eles o também poeta e artista plástico Carlos Alberto Sousa Costa. Foi casado há 15 anos com Maria de Jesus Marques Rodrigues, com quem tem duas filhas: Victoria e Maria Tereza. É, ainda, o pai dedicado de Laércio Bruno, (filho da união com Eliane Maria Pacheco Diniz e Reylan (filho gerado no coração).
Durante a sua vida estudantil, Luís Henrique interessou-se por política partidária, tendo sido inclusive Presidente da União dos Estudantes de Santa Inês – UESI e defende a política séria, a partir do voto consciente, como o mecanismo capaz de construir uma sociedade melhor e mais justa.
Vencedor de vários concursos de poesia em Santa Inês, no Maranhão e no Brasil, nunca fica demasiadamente empolgado com elogios e tem a estranha mania de estar sempre cobrando de si melhores resultados. Acredita que pode de fato melhorar o mundo com a sua poesia cheia de reflexões, porque compreende que a primeira noção de mundo que se deve ter é o mundo que está ao nosso redor.
É o melhor amigo dos poetas Carlos Denílson e Paulo Rodrigues com quem já dividiu várias apresentações pelos palcos da vida e acha que a poesia dos três tem uma coisa relacionada com complemento como se o que um escreve fosse a continuidade da idéia, do anseio do outro.
Em 2013, lançou a TARTARUGA FOFOQUEIRA E OUTRAS ESTÓRIAS, que marca sua estreia na literatura infantil.
Publicou os livros: Caminhos, Profissão: Poeta, Sobre Viver, Fecundo,  Órfãos de Mim,  Poetálas, Eróticos, 14 Poemas Depois, A Tartaruga Fofoqueira e outras Estórias e Diversos. 
Para 2015 está previsto o relançamento do CD 14 Poemas Depois e a participação na FESTA LITERARIA INTERNACIONAL DE PARATI – FLIP e FEIRA DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO/RJ. Está atualmente escrevendo o romance A CURVA DO RIO e a autobiografia intitulada MINHA VINGANÇA É SER FELIZ.